Dom Flávio Giovenale, sdb, Bispo Diocesano de Cruzeiro do Sul, visitou neste mês de julho as Dioceses paulistas de São José do Rio Preto e Jaboticabal, “Igrejas Irmãs” da Diocese acreana. Com agenda intensa desde a sua chegada em São José do Rio Preto, a programação contou com missa e entrevista transmitidas em rede nacional pela Rede Vida de Televisão, missa de envio dos missionários que assumirão trabalhos pastorais nas paróquias de Guajará (AM) e Rodrigues Alves (AC) a partir de agosto deste ano, e retiro para o clero no Seminário Santo Antônio, dos padres capuchinhos no alto da Serra de São Pedro (SP), além de várias outras atividades que intensificaram ainda mais o intercâmbio entre as dioceses.
Terminados seus compromissos na Diocese do Noroeste Paulista, Dom Flávio seguiu para Jaboticabal, onde permaneceu do dia 12 ao dia 17 de julho, quando retornou a Cruzeiro do Sul (AC). Jaboticabal enviou, desde março deste ano, um dos padres de seu clero para colaborar com a Diocese de Cruzeiro do Sul: Pe. Sebastião Viana desde quando chegou foi designado como vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Mâncio Lima (AC). A visita de Dom Flávio lhe deu a oportunidade de estreitar os vínculos entre as Igrejas Irmãs e também de levar o seu agradecimento a ambas as dioceses que responderam positivamente ao seu apelo missionário.
Em Jaboticabal, Dom Flávio pôde se encontrar com os seminaristas e celebrar com eles o encerramento da Semana Missionária, na Paróquia do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Jaboticabal. Também se encontrou com os padres da cidade de Jaboticabal e de algumas cidades vizinhas, entre as quais Taquaritinga (Paróquias São Francisco de Assis e São Sebastião), Pirangi (Paróquia Santo Antônio), Monte Alto (Basílica Menor do Senhor Bom Jesus) e Bebedouro (Paróquia Nossa Senhora Aparecida). Além disso, visitou a casa dos pais do Pe. Sebastião em Jaboticabal e também lugares nos quais ele trabalhou durante os primeiros anos de seu ministério, até sua vinda para Cruzeiro do Sul: o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, em Aparecida de Monte Alto, onde celebrou missa com os devotos e romeiros e participou da reunião com a Equipe Missionária Diocesana, que começa a dar outros passos na direção de envolver mais instâncias da Diocese no trabalho missionário ad extra e ad intra, envolvendo padres, diáconos, seminarsitas e leigos; e o Colégio Anjo da Guarda, em Bebedouro, onde foi acolhido pelas comunidades religiosa e educativa da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti, espaço muito ligado a educação e a projetos sociais e missionários que envolvem Irmãs, leigos, alunos, famílias e professores, pautados pelas intuições pedagógicas e missionárias de Santa Paula Frassinetti, fundadora das Irmãs de Santa Doroteia. Mesmo em período de férias coletivas, em razão do recesso escolar, a comunidade educativa se mobilizou e acolheu Dom Flávio com várias representações desde os alunos do Grêmio Estudantil a membros das equipes diretiva e pedagógica daquela Casa de educação. Uma curiosidade é que o Colégio tem a mesma idade da Diocese de Cruzeiro do Sul, com diferença de alguns meses: ambos nasceram no ano de 1931.
Dom Flávio ainda participou da recitação dos mistérios do Rosário com o Terço dos Homens em Bebedouro e presidiu a Missa Solene e Procissão da Padroeira da cidade e da Diocese de Jaboticabal, Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho, com grande participação do clero, congregações religiosas, seminaristas e leigos das 45 paróquias da Diocese, encerrando sua primeira visita à Igreja Irmã de Jaboticabal. Confira alguns registros feitos durante sua passagem pela Diocese.
Com informações: Diocese de Jaboticabal