Igrejas Irmãs

PROJETO IGREJAS IRMÃS ENTRE AS DIOCESES DE CRUZEIRO DO SUL E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O projeto Igrejas Irmãs é uma iniciativa entre as Dioceses de Cruzeiro do Sul e São José do Rio Preto, um processo de intercâmbio e cooperação missionária. As duas dioceses estão há quase 4 mil km de distância uma da outra em linha reta, porém, a distância não tem sido empecilho para o projeto acontecer. Dom Flávio Giovenale, sdb, bispo, de Cruzeiro do Sul e Dom Antônio Emídio Vilar, sdb, bispo de São José do Rio Preto têm se empenhado para que seja uma cooperação missionária eclesial onde todos os sujeitos eclesiais das dioceses estejam envolvidos.

O projeto iniciou no segundo semestre de 2022, onde Dom Flávio enviou uma carta a Dom Vilar pedindo dois padres por quatro anos; para assumir a Paróquia São Francisco na cidade de Guajará (AM). As duas dioceses assinam em agosto de 2024 um convênio de 4 anos. São José do Rio Preto enviará dois padres.

Já foram realizadas várias experiências que dão solidez ao projeto. Diocese de São José do Rio Preto que já enviou para nossa diocese, padres, religiosos, leigos para conhecerem a realidade local. Diocese de Cruzeiro do Sul também já fez o envio de padres até São José do Rio Preto, como forma de fortalecer ainda mais os laços das igrejas irmãs. Muitas outras visitas, intercâmbios estão previstos para acontecer até agosto de 2024.

O compromisso da diocese de São José do Rio Preto não se limita a paróquia de Guajará, mas na medida que vai crescendo a consciência e a corresponsabilidade missionária, mas estenderá às outras necessidades da diocese de Cruzeiro do Sul.

Outro compromisso que as duas equipes locais têm é de desconstruir a mentalidade e a prática colonial da missão e passar para a construção da cooperação missionária, do intercâmbio missionário, onde todos recebem e todos tem o que doar.

Abril de 2023 encontro com 4 padres e os dois bispos (Dom Flávio e Dom Vilar) no intervalo da Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida,