Cáritas Diocesana

Cáritas Paroquial de Cruzeiro do Sul

A Cáritas Paroquial de Cruzeiro do Sul foi fundada em 12 de dezembro de 2013, visto a necessidade de promover trabalhos em âmbito social para a população mais vulnerável da cidade. A ideia surgiu do Pe. João Rosche que atuou anos a frente da Diocese e demais Paróquias e viu de perto a realidade local. Houve a comunicação com a Cáritas Brasileira em Brasília, pedindo ajuda na formação e constituição da Cáritas em nossa diocese. Este trabalho foi realizado nos anos de 2004 e 2005 com as doze paróquias da Diocese de Cruzeiro do Sul.

Naquele tempo, 2004 a 2008, os trabalhos sociais eram os mesmos: colaboração com a Fazenda da Esperança em Mâncio Lima preparando as pessoas em situação de dependência química para serem internados, ajuda alimentar em caso urgentes, pagamento de honorários médicos, laboratoriais e medicamentos, material e uniformes escolares etc. Além disso, foram realizados muitos cursos profissionalizantes na Oficina Ir. Schäng.

Depois de um tempo, os serviços da Cáritas Diocesana chegaram ao fim por falta de colaboradores e decidiram desmembrar a Cáritas das 12 Paróquias para funcionar em apenas um ambiente, mas que o serviço abrangesse toda a cidade. E assim nasceu a Cáritas Paroquial de Cruzeiro do Sul, abrangendo as três paróquias Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora  Aparecida. Essa foi registrada oficialmente em 12 de dezembro de 2013 em Cartório com o nome de Cáritas Paroquial de Cruzeiro do Sul – AC

Objetivo da Entidade

Equipe Cáritas

A CPCZS-AC tem a finalidade de assegurar, defender e conquistar a plena dignidade humana de cada pessoa e grupos por meio de ajuda humanitária nos vários níveis da vida, tais como participação na sociedade, saúde, educação, cultura, religião, direito etc., para que vigorem a justiça social, a fraternidade humana e a caridade cristã.

Com base no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, estabelecido em sua resolução nº 109 que tipifica os serviços socioassistenciais, esta instituição oferta todos os serviços de forma gratuita no intuito de transformar a realidade dos nossos usuários. É designada a promover ações de prevenção a situações de risco social e desenvolver as potencialidades, habilidades de cada indivíduo, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os serviços ofertados têm um relevante alcance para a sociedade local.

Projetos

Possibilitar o convívio de crianças de diferentes classes sociais a viver os valores cristãos conscientemente.

Distribuição mensal de sopas para moradores de rua com o objetivo de garantir proximidade e estimulá-los a sair da drogadição.

Atendimento ambulatorial para famílias carentes e em estado de vulnerabilidade social que são acompanhadas na Cáritas.

São senhoras que se reúnem 2 vezes por semana para confeccionar peças das mais variadas. Exemplo: jogos americanos, calcinhas de crianças, reparos, jogos de cozinha etc. A venda dos produtos é dividida em partes iguais.

Vendas de roupas a preços mínimos para famílias de baixa renda.

conversa, oração, entrega de itens de higiene pessoal, material de limpeza, colchões, roupas e utensílios domésticos.

Culinária e Culinária afro-brasileira, Designer de sobrancelhas, Depilação e Formação de empregada doméstica. Todos os cursos promovidos pela Cáritas tiveram parceria com outras instituições: Diocese de CZS, Pastoral da Criança, Centros de Juventudes, SENAR, Secretaria de Igualdade Racial e etc.

A cada mês um tema a ser discutido com palestras realizadas por profissionais de áreas distintas (enfermeira, psicólogo etc.).

Público-alvo

Destinatário da Ação da Instituição: crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências, famílias, mulheres, indígenas, comunidades, outros (desempregados, estrangeiros, moradores de rua, dependentes químicos, …).

Tipos de serviços prestados:

• Visitas domiciliares.
  • Elaboração de Relatórios e Estudo social.
  • Orientação e encaminhamentos em rede.
  • Garantia de Acesso à documentação pessoal.
  • Agendamentos de atendimentos no INSS, Defensoria pública, Polícia Federal etc.
  • Busca ativa.
  • Acesso a benefícios e programas de transferência de renda.
  • Assessoria jurídica.
  • Atendimentos psicológicos. (ambulatório social) e especialidade de médicos particulares.
  • Acompanhamento de crianças através do Cáritas infantil.
  • Acompanhamento de dependentes químicos através do Sopão solidário.
  • Serviço com idosos através do Ateliê de Costura.
  • Acompanhamento de menores em privação de liberdade através da Horta no ISE.
  • Inserção no Mercado de Trabalho através de cursos profissionalizantes para a comunidade dando prioridade a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
  • Apoio em vaga de casa de passagem de pessoas em tratamento fora de domicílio.
  • Programas de capacitação envolvendo famílias

Dados da Entidade

Abrangência Territorial

Atendemos somente na Cidade de Cruzeiro do Sul – Ac. Exceto algumas situações de calamidade ou dificuldade extrema.

Origem dos Recursos