Ouça a Rádio Verdes Florestas

/
Seminário

Seminário

Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney

Compartilhar:

O seminário é o lugar privilegiado onde o jovem encarna o ideal evangélico, humano, cristão e presbiteral, tendo em vista a missão. A própria palavra “seminário” nos remete a sementeira, ou seja, o lugar onde as sementes são lançadas e cultivadas para que cresçam e venham a dar bons frutos.

O Documento 110 para a Formação de Presbíteros do Brasil afirma: “O seminário é antes de tudo uma escola do Evangelho. Tem como modelo e referência ideal a própria convivência de Jesus com o grupo dos apóstolos e discípulos, em que os vocacionados realizam uma experiência de vida e intimidade com Cristo”.

Nesta compreensão o seminário é muito mais que um espaço, tem o significado de ser o lugar onde crescemos em comunhão com Deus, na vivência da Palavra, na celebração dos sacramentos, na vida comunitária, no campo intelectual, na experiência missionária e no desenvolvimento humano-afetivo. São estas cinco dimensões que o Espírito Santo e a formação buscam desenvolver de forma integral e personalizada.

O Documento de Aparecida (n. 316) acrescenta sobre a dinâmica da vida no seminário: “No seminário os futuros presbíteros compartilham a vida, a exemplo da comunidade apostólica ao redor do Cristo ressuscitado: rezam juntos, celebram a liturgia, que culmina na Eucaristia, a partir da Palavra de Deus recebem os ensinamentos que vão iluminando sua mente e modelando seu coração, pessoalmente e em comunidade, para o exercício da caridade fraterna e da justiça”.

Formar bons pastores para a Igreja da Amazônia é uma missão peculiar que a Diocese de Cruzeiro do Sul abraça, engendrando forças humanas e recursos para a melhor formação de seus futuros presbíteros. Pe. Herbert Douteil, CSSp. apresenta um resumido histórico da criação de nosso seminário: “No ano de 1978, a Igreja de Jacarezinho, em espírito de unidade e de solidariedade, assumiu o compromisso de ajudar esta diocese na formação de novos sacerdotes. – Em 1981 começou o primeiro curso. O Seminário Maior foi fundado em 1985 com o Curso de Filosofia, funcionando até 1988 inclusive, nas dependências do prédio do Seminário Menor. Em início de 1989, os seminaristas maiores, fixaram residência no atual prédio situado junto à Capela Santa Terezinha, na estrada para Guajará (AM). Em 1990 houve as primeiras ordenações diaconais e, a partir do ano seguinte, todos os anos ordenações sacerdotais. – Os professores eram padres Espiritanos, irmãos Maristas, irmãs de Nossa Senhora, Irmãs Franciscanas e vários leigos. De maneira especial, se destacou o Pe. Germano Bremont, CSSp., que durante muitos anos era o responsável principal pelos estudos e reitor do seminário”.

Nosso Seminário São João Maria Vianney há mais 31 anos acolhe seminaristas de todas as paróquias e algumas vocações de outros Estados. Em regime de internato os jovens recebem a formação intelectual no curso de filosofia, curso livre de três anos. Pe. Germano Bremont, estruturou os cursos que em sua base comum ainda se mantém, acrescentando-se algumas disciplinas pedagógicas, pastorais, espirituais e a psicologia. O curso de teologia é semipresencial na modalidade EAD, em parceria com o Sistema de Ensino Claretiano. O propedêutico funciona desde o ano de 2009 como um importante instrumento no sentido de iniciar o jovem nas dimensões formativas e cultivar a vocação. No seminário temos as três etapas da formação unidas no mesmo local.

O Seminário São João Maria Vianney busca em seu patrono a inspiração espiritual para construir seu caminho formativo. Ele nos ajuda a projetar o perfil do padre que desejamos formar a partir da realidade pastoral e eclesial da Diocese de Cruzeiro do Sul. Neste intuito vale-nos a experiência do Vianney, que no coração carregava um grande amor por Cristo e sua Igreja, e se colocou à disposição para colaborar com o projeto de Deus. Transformou a vida de sua pequena comunidade a partir do cultivo da espiritualidade e da sensibilidade pastoral. Ele nos ensina como viver o discipulado, seguindo Jesus Cristo; a configuração; assumindo as atitudes do Bom Pastor, e a missão no serviço generoso ao Povo de Deus.

Padroeiro: São João Maria Vianney

Origens

São João Maria Vianney nasceu no ano de 1786, em Dardilly, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos; ele foi o quarto. Desde a infância, ele dizia que queria ser sacerdote.

Rude camponês

Ele enfrentou a resistência do pai para seguir a vida religiosa, mas, com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade, ele foi para o Seminário de Écully. No local, ele encontrou dificuldades por causa de sua falta de instrução. Os professores e superiores o consideravam um rude camponês que não conseguia acompanhar os estudos, principalmente, filosofia e teologia.

Em 1815, João Maria Batista Vianney foi ordenado sacerdote, porém, com um impedimento: não poderia ser confessor, já que não era considerado capaz de guiar consciências. Três anos depois, conseguiu a liberação para exercer o apostolado plenamente.

Conversão de uma cidade 

Então, foi designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans, conhecida pelos vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias. Contudo, ele reverteu essa triste realidade após treze anos de exemplo, caridade, piedade e perseverança. A igreja ficava lotada e todos queriam confessar-se.

A fama de santidade de João Maria Batista Vianney percorreu toda a Europa. Muitas pessoas iam até a paróquia de Ars para ver o padre e para confessar-se com ele.

Páscoa

A sua vida sacerdotal durou 40 anos. Ele morreu em 1859, com 73 anos. João Maria Batista Vianney foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1925, mas já era venerado como santo.

Foi proclamado padroeiro dos sacerdotes, além disso, no dia de sua festa, passou a ser celebrado o Dia do Padre.

Minha oração

“São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, peço a vossa intercessão para não desistir dos meus objetivos, apesar das dificuldades, assim como foi com a vossa vida sacerdotal. Inspira-me a sempre estar junto de Deus. Amém.”

São João Maria Vianney, rogai por nós!


Fontes: vatican.va e vaticannews.va

Seminário Maior São João Maria Vianney

Seja um colaborador e amigo do Seminário!

Sua oração e sua colaboração ajudam a formar um novo padre para a Igreja.

Seminaristas

Galeria de Fotos

Acompanhe as redes sociais do Seminário

Compartilhar: