Centro de Juventudes

O Centro de Juventudes é uma iniciativa dos Irmãos Maristas e da Diocese de Cruzeiro do Sul. Foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2023. Tem como objetivo atender os jovens dos municípios de Alto Juruá com formação humana e espiritual, esporte e cultura e formação para o mundo do trabalho, envolvendo as dimensões psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e técnica.

Visando oferecer uma infraestrutura segura e organizada, focando nas necessidades emergentes da população, a sede do Centro de Juventudes conta com um vantajoso espaço oferecido pelo Bispo Dom Flávio Giovenale, que está localizado na Avenida 25 de Agosto, nº 4320, bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul (AC), denominado “Centro de Retiros e Formação da Diocese de Cruzeiro do Sul (Seminário Menor)”, também no mesmo espaço da Secretaria Estadual de Educação. Além das atividades na sede, o Centro de Juventudes oferece atividades itinerantes nos bairros e nas comunidades de região.

Trabalhando junto às parcerias, o Centro de Juventudes além da sua sede, também terá à disposição pela Comunidade Católica Shalom: sala de música com o equivalente de 20 violões, alguns teclados, pedestais e 6 pandeiros; sala de informática, com 12 computadores de mesa, acompanhado de teclado, caixa de som estéreo e mouse; além de uma e sala de artes, que também será uma biblioteca com variados objetos lúdicos. Assim como a disponibilização pelas Cáritas de algumas salas, e pelas Comunidades nos salões comunitários.

Realiza também ações em parceria com a Cáritas, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Educação. Com cursos na área empresarial, construção civil, culinária, entre outros, além de acompanhamento de jovens no período de inscrição para o Enem.

Ações do Centro de Juventudes

Projeto de esporte, cultura e lazer com cursos de música, aulas de violão e atividades recreativas para adolescentes e jovens.

Projeto de espiritualidade, com encontros e retiros de acompanhamento na dimensão espiritual e juventude local.

Projeto de articulação de grupos juvenis, com formação de grupos para o Coração Solidário, a Pastoral Juvenil e a Pastoral Juvenil Marista.

Projeto de mobilização da comunidade, com formação em comunicação e liderança e visitas de apresentação e aproximação com os   territórios do Rio Gregório, Miritizal e Remanso

Espaço Físico

Escritório

Salas para formação (multifuncional)