Pastoral da Educação realiza a segunda ação do projeto “Saber Viver” em 2024

Pastoral da Educação realiza a segunda ação do projeto “Saber Viver” em 2024

O Papa Francisco nos diz que “cada mudança precisa de uma caminhada educativa que envolva a todas e a todos. Por isso é necessário construir uma aldeia da educação”. Em seus escritos, ele nos alerta sobre a urgência de uma educação que necessariamente integre a linguagem da cabeça com a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Que um educando pense o que sente e o que faz, sinta o que pensa e o que faz, e faça o que sente e o que pensa.

Neste sentido, o espaço educativo precisa ser um ambiente de escuta e acolhimento, para tanto, requer também o conhecimento de aprendizagem socioemocional, inteligência emocional. Com a missão de proporcionar aos educadores ferramentas para lidar com questões que envolvem a capacidade de aprendizagem dos alunos, o autoconhecimento, o autocuidado, a valorização do outro, o diálogo fraterno.

A Pastoral da Educação realizou no dia 11 de abril um Polo do Projeto Saber Viver, na Vila Santa Rosa. Com os profissionais da educação da Escola de Ensino Fundamental e Médio Marcílio Nunes Ribeiro II (local do encontro), acolhendo ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ferreira Gomes e a Creche Santa Rosa. Trabalhamos com um número aproximado de oitenta (80) educadores.

“Projeto saber viver! Mas, afinal, o que é saber viver? É uma pergunta complexa cuja resposta habita no íntimo de cada ser humano. E o termo humano só encontra sentido na solidariedade que nos une em meio a tantas diferenças. Por isso, partilhar em via de mão dupla, a experiência de acolher o próximo por meio da ciência, da fraternidade e da espiritualidade por meio da fé, se torna uma graça e um ombro amigo para todos na vida em comunidade. Se a Universidade e/ou a escola ensinam, a missão Pastoral também ensina, a voz da comunidade também ensina e o Verbo da Paz acolhe todos em um só Espírito”; Destaca o Prof. Dr. Marcelo Siqueira (UFAC e Agente de Pastoral)

Na vida de um educador há uma entrega, uma inteireza linda diante dos desafios enfrentados e assumidos diariamente.  Sigamos juntos em favor da construção da cultura da paz e da #aldeiaeducativa  em nossa Diocese, tendo em vista uma educação humanista, solidária e fraterna.

“Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, conseguem coisas extraordinárias” (Provérbio da sabedoria africana).

Prof. Sernízia Correia
(Coordenadora Diocesana da Pastoral da Educação).