PASTORAL DA CRIANÇA

“Na Pastoral da Criança, você é aquele anjo, ungido por Deus para uma missão especial. ”
Dra. Zilda Arns

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Objetivo:

“Desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

Missão:

A inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança é também uma frase que a Dra. Zilda sempre repetia: “eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10).

Nossa missão é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Como está organizada?

Coordenadora Diocesana: Maria Raimunda da Mota Silva
Suplente Coordenadora Diocesana: Maria Luciene Bezerra

Atualmente a Pastoral da Criança está presente em todas as paróquias da diocese e area missionária (Santa Luzia) abrangendo os municipios de: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Guajará, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Feijó, Jordão, Ipixuna, Eirunepé e Envira.

Ações:

O líder voluntário da Pastoral da Criança realiza três atividades no mês: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA).

Visita Domiciliar:
Na visita, o líder/voluntário tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las. Desse modo, ele também ajuda a reforçar laços de confiança e amizade entre eles. Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias, avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.

Celebração da Vida:
Mensalmente, o líder realiza a Celebração da Vida. É o momento em que as famílias se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças.

Reunião de Reflexão e Avaliação:
Nessa reunião mensal, os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam, aprendem mais e celebram.

Nossa principal ferramenta para o acompanhamento das crianças é nosso aplicativo: Pastoral da Criança + Gestantes. O aplicativo tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, educação e desenvolvimento infantil em seu ambiente familiar e comunitário.

Além disso, também é utilizado pelos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias vulneráveis, oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase da gestação e idade das crianças.

O App da Pastoral da Criança é totalmente gratuito e todos são convidados a baixá-lo e a usá-lo, de acordo com o perfil mais adequado: particular, agente comunitário de saúde, profissional de educação infantil, família acompanhada da Pastoral da Criança, comunicador popular, rede de solidariedade, etc.

Ações Complementares:

• Brinquedos e Brincadeiras;
  • Articuladores de saúde;
  • Alimentação Saudável e Hortas Caseiras;
  • Saúde Bucal;
  • Acompanhamento Nutricional;
  • Promoção Humana;
  • Temos uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, onde temos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde atendemos o Núcleo Miritizal e Santa Clara (Cruzeirão), com o acompanhamento de 135 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

Estamos com o acompanhamento de:

Comunidades: 168
Líderes Voluntários: 434
Apoio Voluntário: 161
Famílias Cadastradas: 1.728
Crianças Cadastradas: 5.072 (0 a 6 anos de idade)
Gestantes Cadastradas: 235

Travessa Mário Lobão, N° 111 – Centro