Missionários de São José do Rio Preto (SP) serão enviados em Missão para Cruzeiro do Sul (AC)

A Diocese de São José do Rio Preto promove nessa quinta-feira, 4 de julho, o envio de padres e religiosos para a Região Amazônica. Seis missionários atuarão na Diocese de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, pelo período de dois anos. Missa na Catedral de São José, a partir das 19h30 (horário de Brasilia), marcará o início do intercâmbio apoiado no testemunho dos padres Pedro da Silva, Wagner Gonçalves e Nicácio Aiello; das Irmãs Helena Botazini e Suely Rocini e do Irmão André Maritan.

Em espírito de comunhão, e para acompanhar a Celebração, o bispo acriano, Dom Flávio Giovenale, sdb, os padres Leonildo Monteiro, Francisco Mello e Marcone estarão em São José do Rio Preto. Os seminaristas Antônio Carlos e Kauê Oliveira, igualmente na região, também participarão da Missa presidida pelo bispo local, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb.

Igreja Irmã
A Diocese de Cruzeiro do Sul está disposta entre os Estados do Acre (oito municípios) e do Amazonas (quatro municípios). Com extensão territorial de cerca de 127.614 KM2, a Igreja Particular que tem Nossa Senhora da Glória como padroeira conta com aproximadamente 400 mil habitantes. A título de comparação, a Diocese de São José do Rio Preto é nove vezes menor territorialmente e com população estimada em quase novecentas mil pessoas.

Cronologia da parceria
“Este sonho começou com a carta que Dom Flávio Giovenale, sdb, enviou em 1º de setembro de 2022. Ele falava da escassez de padres e pedia apoio. Em 20 de abril de 2023, em Aparecida, na Assembleia dos Bispos, foi realizada reunião com nossas lideranças diocesanas. A partir dali, expedições se seguiram; a primeira em agosto de 2023 com três padres. Depois, com diáconos, seminaristas e leigos. Uma segunda reunião, novamente em Aparecida, dia 18 de abril de 2024, contou com a presença do Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, e do Pe. Sander Marcos de Freitas Vieira, superior do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, de José Bonifácio”, contou o Vigário Geral da Diocese de São José do Rio Preto, padre Edvaldo Calazans, que comemora a assinatura do convênio missionário.

Próximos passos
Em agosto, concretizando o intercâmbio, o bispo Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, o coordenador de pastoral da diocese paulista, padre Luiz Caputo, e demais lideranças locais estarão no Acre para acompanhar o início da missão nas Paróquias de Guajará (AM) e de Rodrigues Alves (AC).

Missa de Envio Missionário
Quinta-feira, 4 de julho
19h30 (horário de Brasilia) – Catedral de São José, em São José do Rio Preto

Texto| Fotos