Ouça a Rádio Verdes Florestas

/
/
Missionários de São José do Rio Preto (SP) serão enviados em Missão para Cruzeiro do Sul (AC)

Notícias

Missionários de São José do Rio Preto (SP) serão enviados em Missão para Cruzeiro do Sul (AC)

A Diocese de São José do Rio Preto promove nessa quinta-feira, 4 de julho, o envio de padres e religiosos para a Região Amazônica. Seis missionários atuarão na Diocese de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, pelo período de dois anos. Missa na Catedral de São José, a partir das 19h30 (horário de Brasilia), marcará o início do intercâmbio apoiado no testemunho dos padres Pedro da Silva, Wagner Gonçalves e Nicácio Aiello; das Irmãs Helena Botazini e Suely Rocini e do Irmão André Maritan.

Em espírito de comunhão, e para acompanhar a Celebração, o bispo acriano, Dom Flávio Giovenale, sdb, os padres Leonildo Monteiro, Francisco Mello e Marcone estarão em São José do Rio Preto. Os seminaristas Antônio Carlos e Kauê Oliveira, igualmente na região, também participarão da Missa presidida pelo bispo local, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb.

Igreja Irmã
A Diocese de Cruzeiro do Sul está disposta entre os Estados do Acre (oito municípios) e do Amazonas (quatro municípios). Com extensão territorial de cerca de 127.614 KM2, a Igreja Particular que tem Nossa Senhora da Glória como padroeira conta com aproximadamente 400 mil habitantes. A título de comparação, a Diocese de São José do Rio Preto é nove vezes menor territorialmente e com população estimada em quase novecentas mil pessoas.

Cronologia da parceria
“Este sonho começou com a carta que Dom Flávio Giovenale, sdb, enviou em 1º de setembro de 2022. Ele falava da escassez de padres e pedia apoio. Em 20 de abril de 2023, em Aparecida, na Assembleia dos Bispos, foi realizada reunião com nossas lideranças diocesanas. A partir dali, expedições se seguiram; a primeira em agosto de 2023 com três padres. Depois, com diáconos, seminaristas e leigos. Uma segunda reunião, novamente em Aparecida, dia 18 de abril de 2024, contou com a presença do Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, e do Pe. Sander Marcos de Freitas Vieira, superior do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, de José Bonifácio”, contou o Vigário Geral da Diocese de São José do Rio Preto, padre Edvaldo Calazans, que comemora a assinatura do convênio missionário.

Próximos passos
Em agosto, concretizando o intercâmbio, o bispo Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, o coordenador de pastoral da diocese paulista, padre Luiz Caputo, e demais lideranças locais estarão no Acre para acompanhar o início da missão nas Paróquias de Guajará (AM) e de Rodrigues Alves (AC).

Missa de Envio Missionário
Quinta-feira, 4 de julho
19h30 (horário de Brasilia) – Catedral de São José, em São José do Rio Preto

Texto| Fotos
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

A Cidade de Cruzeiro do Sul, recebe pela primeira vez a expedição do voluntariado shalom. As Expedições acontecem em