Lançamento do Brasão da Paróquia de Mâncio Lima (AC)

Lançamento do Brasão da Paróquia de Mâncio Lima (AC)

Aconteceu na segunda-feira, dia 06 de maio, a reunião mensal ordinária do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São Francisco, reunindo representações das comunidades religiosas e os coordenadores e lideranças das diversas pastorais e comunidades junto ao pároco, Pe. Francisco Nepomuceno, que presidiu a reunião. Entre os assuntos que estavam na pauta, houve um momento para apresentação do novo brasão da Paróquia, com sua descrição heráldica e explicação dos símbolos que contém. Pe. Sebastião Viana, vigário paroquial, do clero da Diocese de Jaboticabal – SP, enviado em missão pelo Projeto Missionário das Igrejas Irmãs, foi quem apresentou a nova identidade visual da Paróquia durante a reunião. “O brasão foi pensado e desenvolvido, com o consentimento do nosso pároco, pelo Pe. Marcelo Adriano Cervi, do clero de Jaboticabal, membro do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, membro do Conselho Geral de seu Instituto e reitor do Santuário Mater Ecclesiae, em Belmonte – Roma. O desing ficou a cargo de Fernanda Braulino Quecore , também ela é da nossa Diocese de Jaboticabal”, explicou Pe. Sebastião durante o lançamento oficial do Brasão da Paróquia. Pe. Marcelo, a pedido do Pe. Sebastião, idealizou o brasão a partir da história da Paróquia de Mâncio Lima, fazendo constar nos símbolos e nas cores aquilo que é parte integrante da sua história quase centenária. Além da tradição heráldica, o brasão pode ajudar na identidade visual e fortalecer o senso de unidade que deve existir em todo o território paroquial. Abaixo segue a descrição heráldica e a interpretação dos símbolos e cores do novo brasão paroquial.

Na mesma ocasião, Pe. Sebastião celebrou o 8º aniversário de sua ordenação sacerdotal. Ao final da reunião, Pe. Francisco conduziu um momento de oração e agradecimento e os presentes prepararam uma pequena confraternização surpresa para celebrar a data.

•  Descrição heráldica:

Escudo ibérico em blau, cortado por uma faixa ondulada em argente, com um campo em sinople na altura da ponta. No campo em blau, brocante em argente à dextra o Tau franciscano circundado do cordão com três nós e, à sinistra, em jalde, a constelação de Crux (Cruzeiro do Sul). No campo sinople, na ponta, em argente, uma canoa da qual sai o monograma XP em um campo circular. Embaixo do escudo, listel em argente com pontas de jalde e o mote em sable: DOMINE, FAC ME SERVUM PACIS TUAE. Sobre o escudo, o nome da Paróquia: PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS – MÂNCIO LIMA (AC)

• Interpretação:

Escudo ibérico de cor azul, que é a cor do céu, da lealdade e da piedade, e que recorda a bondade de Deus Criador que tudo dispôs para que tivéssemos “nossa casa comum, que se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços” (cf. Papa Francisco, Laudato sì, n.1). No campo superior, à direita encontra-se o Tau circundado pelo típico cordão franciscano com os três nós, remetendo à pessoa de São Francisco de Assis, místico apaixonado pelo Crucificado, a quem chamava de “Amor que não é amado”, tudo em cor prata, cor da pureza e da simplicidade. À frente, do lado esquerdo, em dourado, cor de generosidade e esplendor, a constelação do Cruzeiro do Sul, que lembra a Diocese à qual faz parte a Paróquia de Mâncio Lima. No meio do escudo, dividindo-o em dois campos, está um rio em cor prata, que faz referência ao Rio Moa. O campo inferior do escudo, tomado do brasão do Município, é em cor verde, uma alusão à imensa floresta nativa do Município de Mâncio Lima e, nela, a toda a obra da Criação, pela qual louva-se o Criador com as mesmas palavras do Padroeiro: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras” (cf. São Francisco, Cantico delle creature: Fonti Francescane, 263). No campo verde, está colocada uma canoa da qual brota, dentro de um campo branco que lembra a hóstia, o Chi Rho, monograma de Cristo formado pela sobreposição das duas primeiras letras (iniciais) chi e rho (ΧΡ) da palavra grega “ΧΡΙΣΤΟΣ” (Cristo), tudo representando a vida sacramental-eucarística e os esforços evangelizadoras do Povo de Deus na região. Sob o escudo, num listel branco, cor da paz pregada por São Francisco, com letras pretas, o lema DOMINE, FAC ME SERVUM PACIS TUAE («Senhor, fazei de mim instrumento da tua paz») com a qual se inicia a “Oração Simples” tradicionalmente atribuída a São Francisco. A mensagem do brasão à Comunidade Paroquial é um encorajamento ao louvor e à gratidão a Deus pelos imensos benefícios recebidos, desde a própria localização geográfica até as graças individuais, familiares e comunitárias que se podem contar graças à presença de Cristo e, ao mesmo tempo, uma exortação a prosseguir, por barcos e canoas, no anúncio do Evangelho, sendo todos convidados a ser “pescadores de homens” (cf. Mt 4,19).

Créditos:
Texto e Brasão: © Cervi Heraldic Designer
Desenho: © Fernanda Quecore Heraldic Graphic Designer

No domingo, 12 de maio, dia das mães. A comunidade São Sebastião no Jordão (AC) celebrou para comemorar este