Nossa Senhora Aparecida – Cruzeiro do sul (AC)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida atualmente com 22 comunidades 11 na área rural e 11 na urbana, foi fundada em meados do ano de 1959.

Ao longo de sua trajetória a Paróquia foi administrada pelos padres da congregação dos Espiritanos, foram 21 padres dentre eles destacamos: Pe. Egon, Pe. Carlos Henrique, Pe. Gumercindo (Tindão), Frei Lourenço, Pe. Inácio, Pe. Afonso e os mais recentes Pe. Christopher e Pe. Stephen.

Em 2018 a Paróquia passou por reforma em toda sua estrutura física para uma estrutura mais moderna com a aprovação dos seus féis, transformando a Igreja Matriz em dos pontos turísticos da cidade de cruzeiro do sul. E no mesmo período houve mudanças na parte administrativa onde se formou o primeiro Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) sobre a responsabilidade do pároco Pe. Christophe C.S.Sp. até junho de 2023, e atualmente está sobre a responsabilidade do Pe. Stephen Asante Antwi, C.S.Sp.