Encontro do Clero da Diocese de Cruzeiro do Sul

Encontro do Clero da Diocese de Cruzeiro do Sul

Nos dias 04, 05 e 06 de junho, aconteceu no Centro de Retiros, antigo Seminário Menor, o encontro de atualização para o Clero da Diocese de Cruzeiro do Sul. Neste encontro a pastoral presbiteral, unidos ao nosso Bispo Dom Flávio, decidiram oferecer aos presbíteros diocesanos, redentoristas, salesianos, espiritanos um encontro sinodal, de escuta, oração e comunhão.

No primeiro dia os padres ouviram a partilha do 19° Encontro Nacional de Presbíteros que enfatizou a temática: “presbíteros testemunhas da Esperança!”  Padre Clezildo e Nilson, que participaram deste encontro de fraternidade, formação e comunhão presbiteral, apresentaram com alegria as impressões.

No dia 05 de junho, em espírito sinodal, de comunhão e participação, Dom Flávio apresentou aos padres o calendário geral do jubileu de 2025. Na oportunidade os padres puderam refletir e partilhar suas experiências nas paróquias. Na parte da tarde os presbíteros referiram sobre a mensagem do Papa Francisco aos sacerdotes. Buscando enfrentar os desafios da vida presbiteral a partir da fraternidade. São proximidades que ajudam na caminhada. Proximidade com Deus, com o Bispo, com os presbíteros e com o Povo de Deus. Tocar a miséria humana e acolher com o poder da ternura.

No último dia do encontro do Clero (06/06), as coordenações de pastorais apresentaram um pouco da caminhada pastoral diocesana, os encaminhamentos do Ano da Família e avaliação das prioridades Juventude, Formação e pastoral vocacional. Refletiu-se sobre as alegrias, luzes e desafios, agradecendo a Deus pelo caminho percorrido.

Com informações: Seminário São João Maria Vianney