Centro de Juventudes Realiza Ação para 300 Jovens do Ensino Médio

Centro de Juventudes Realiza Ação para 300 Jovens do Ensino Médio

O Centro de Juventudes de Cruzeiro do Sul, recebeu na manhã dessa terça-feira 18, 300 alunos da escola de Ensino Médio Francisco Freire de Carvalho, a escola que trabalha de forma integral no município de Mâncio Lima, esteve com todo o corpo docente participando do Encontro de Formação realizado na sede do CEJU, Localizado no mesmo espaço da Secretaria Estadual de Educação, também denominado Centro de Retiros e Formação da Diocese de Cruzeiro do Sul – Seminário Menor.

Na ocasião, os alunos foram divididos por turma, e cada turma direcionada para as salas onde estavam acontecendo oficinas de Saúde Mental e Socioemocional com o psicólogo Ananias; Oficina de Educação Sexual e Autocuidado; Oficina sobre o Enem; Oficina de Mercado de Trabalho, Inclusão e Empreendedorismo, todas as oficinas foram acompanhadas pelos alunos que demonstraram participação e entusiasmo.

Destaque para o JovemCast, onde a turma do primeiro ano esteve sendo plateia para o podcast CEJU ao vivo e destaque para a parte que emocionou a todos, onde a dentista Alane Monteiro ao relatar sua trajetória se emocionou por reviver todo o percurso e hoje ser uma dentista destaque na cidade mesmo diante de toda trajetória de luta, motivo que deixou os jovens atentos e entendidos do poder do acreditar naquilo que quer e ter fé que se realizará.

“Uma parceria muito importante que firmamos esse ano com o Centro de Juventudes, nós da Escola Francisco Freire que somos a primeira escola integral de Mâncio Lima e que temos três pilares: formar alunos autônomos, solidários e competentes, e essa parceria só veio fortalecer  esses três pilares. Vemos no rostinho de cada aluno aqui superfelizes então isso é sinal de que os objetivos da formação foram alcançados. Na última reunião de líderes que fizemos, eles reivindicaram isso, abrir os espaços da escola ou sairmos do muro da escola para alcançarmos outros horizontes e estamos aqui em Cruzeiro do Sul e somos grato a toda equipe CEJU por esse momento. Cada oficina foi rica para todos nós, as temáticas, a organização, estamos servindo o almoço agora e ninguém reclamando de fome, então sinal de que foi excelente o encontro e iremos repetir outras vezes”, destaca o diretor da escola Josimar Araujo Rodrigues, em nome de todo o corpo docente.

Após as oficinas, houve com todas as turmas gincanas recreativas onde cada jovem participou e a alegria estampada no rosto e no grito da torcida deixava claro o quanto a formação foi marcante.

“Eu amei participar das oficinas e uma que mais gostei foi ouvir a historia da dentista e da empreendedora e saber que sou jovem mas eu não posso desistir dos meus sonhos e que temos altos e baixos mas não devemos desistir”, citou a aluna Neusa do primeiro ano.

O pedagogo Leandro que mediou a oficina sobre o ENEM cita que “é uma oportunidade única estar aqui, quero agradecer o convite e a gestão da minha escola onde trabalho em Guajará e uma formação assim é importantíssima pois a escola ela não é separada da comunidade e precisa sempre dessa integração. Unir a pratica com a teórica abre os olhos deles para o que a vida pode nos trazer diariamente”.

A frente de uma das temáticas mais atuais, o psicólogo Ananias esteve ao vivo no JovemCast falando sobre Saúde Mental e Socioemocional e afirma que “esse evento tem um significado muito importante na vida de cada jovem que aqui está, é a oportunidade que eles têm de compreender um pouco mais de si e sobre saúde mental, pois não adianta só falarmos, orienta-los, eles precisam de espaço para se expressarem, falarem e a partir disso podemos orientar melhor. A saúde mental é importante pois é a partir dai que que eles vão aprender a lidar com dificuldades do dia a dia, desde as mais simples as mais complexas. Eles são jovens e falar sobre saúde mental hoje é uma necessidade para que consigamos viver em harmonia conosco e com aqueles a nosso meio”.

O Padre Reginaldo Barbosa, acompanhou todo o encontro e afirma que “é um grande projeto de formação, capacitação, um momento especial e os temas muito oportunos, pois falam sobre empreendedorismo, lutar por seus sonhos e lutar pelo melhor para a vida, e isso que queremos, plantar essa semente no coração dos jovens, para que continuem sonhando por um futuro melhor e que além de sonhar, saibam lutar também”.

Texto: Marcy Bezerra | SECOM CEJU