Celebrações e Momentos de Oração marcam Mês Mariano na Paróquia São Francisco de Mâncio Lima (AC)

Durante todo o mês de maio, momentos de oração, procissões e Celebrações importantes do calendário litúrgico e da vida pastoral da Paróquia aconteceram nas várias comunidades de Mâncio Lima (AC), destacando-se os novenários e celebrações de Crisma, com a presença de Dom Flávio Giovenale, Bispo Diocesano.

As comunidades de Santa Rita de Cássia e São Sebastião promoveram durante o mês de maio as tradicionais celebrações dos novenários de Santa Rita, no bairro Guarani, e de Nossa Senhora da Visitação, no centro. Destacamos, em especial, a presença de Dom Flávio Giovenale na missa e procissão em honra da santa padroeira dos casos impossíveis, no dia 22 de maio, com grande participação dos fiéis e devotos.

Por sua vez, a comunidade de São Sebastião iniciou seu novenário em honra de Nossa Senhora no dia 23 de maio, celebrando na mesma ocasião o início das festividades de aniversário de 47 anos de emancipação política de Mâncio Lima, “cidade conhecida por ser o município mais ocidental do Brasil, abrigando o ponto extremo oeste do território brasileiro na nascente do rio Moa, situada na fronteira com o Peru”. No início da celebração, foram apresentados, no momento de recordação da vida, a imagem de Nossa Senhora, a bandeira do município, e vários símbolos que representam a história da cidade, entre eles produtos regionais e o barco, “maior meio de transporte que tinha no nosso município e que ainda hoje é utilizado pelas nossas comunidades ribeirinhas. Representando assim as longas viagens que até hoje são realizadas com esse meio de transporte”, como foi destacado no comentário da celebração. Participaram desta celebração várias autoridades civis e representantes das comunidades ribeirinhas e dos povos originários presentes no território do município, além das religiosas franciscanas e dominicanas e membros da comunidade local.

Vale ressaltar que, em sintonia com o Ano Diocesano da Família, ambos os novenários escolheram justamente o tema da família para as noites de celebração.

Também merece destaque na agenda paroquial a celebração da Crisma em 4 comunidades da Paróquia. No dia 12 de maio, solenidade da Ascensão de Jesus e dia das mães, Dom Flávio celebrou a confirmação dos jovens crismandos das comunidades Santa Rita (Guarani) e Nossa Senhora das Dores (Santa Rosa), e no dia 26 de maio, solenidade da Santíssima Trindade, o senhor Bispo esteve nas comunidades São Sebastião (Vila) e matriz São Francisco (Colônia) para confirmar na fé os jovens preparados pela catequese paroquial.

O grupo dos “jovens de Assis”, juntamente com o seminarista Felipe, preparou a recitação do Terço luminoso no dia 25, dentro das atividades programadas para o Novenário da Visitação. Pensado para ser uma celebração campal, em razão das chuvas do sábado à noite, a oração aconteceu no interior da igreja de São Sebastião. A chuva mudou os planos iniciais do grupo responsável pela animação da prioridade “Juventude” na paróquia, mas não esmoreceu o ânimo dos que vieram homenagear Nossa Senhora no dia especialmente dedicado a ela.

Durante esse mês, a comunidade paroquial também celebrou o aniversário de ordenação sacerdotal dos vigários Pe. Guilherme e Pe. Sebastião. Padre Guilherme completou 45 anos de vida presbiteral dia 24, enquanto Pe. Sebastião celebrou 08 anos de sacerdócio no dia 06.

Entre as celebrações e solenidades litúrgicas desse mês, destacamos a Festa de Pentecostes que aconteceu com missa campal num dos dias do novenário de Santa Rita na comunidade do bairro Guarani. Após a solene celebração, presidida pelo Pe. Francisco Nepomuceno, pároco, aconteceu um show de Pentecostes com grande participação e envolvimento dos jovens da comunidade e da paróquia. E por fim, na quinta-feira, dia 30, por ocasião da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, acontecerá a Procissão e Missa de Corpus Christi. Por coincidir esse ano com a data de emancipação de Mâncio Lima, a procissão terá início na Praça da comunidade São Sebastião, no centro, às 06 horas, seguindo para a Escola Francisco Freire de Carvalho, onde será celebrada a Santa Missa, com a Instituição dos Ministros da Sagrada Comunhão.

Pe. Sebastião Viana Junior
Vigário na Paróquia São Francico de Assis | Mâncio Lima (AC)