Bispo Dom Flávio Giovenale participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Bispo Dom Flávio Giovenale participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Foto: Arquivo CNBB

A 61ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB acontece de 10 a 19 de abril. Tem como temática principal a realidade da  Igreja no país e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Reúne os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, eméritos, auxiliares e coadjutores, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Atualmente, a Igreja no Brasil tem 279 circunscrições, 486 bispos, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese e 168 são eméritos.  Neste evento, marca presença o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.

Os membros da presidência da CNBB são: dom Jaime Spengler (presidente), dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral).

Pauta da 61ª Assembleia

O evento inaugura-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, quarta-feira, 10 de abril, às 7h, com a Missa presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.  Neste dia, os bispos fazem o retiro espiritual, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora é o tema central da Assembleia.

Outros quatro temas prioritários são abordados: o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025, o Relatório da Presidência e  a Juventude.
A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Com informações do Site Paulinas