“Alargar a tenda”: Assembleia Diocesana reflete sobre os novos caminhos da evangelização.
O segundo dia da Assembleia Diocesana de Pastoral 2026, da Diocese de Cruzeiro do Sul, foi marcado por momentos de estudo, reflexão, diálogo e oração. A programação teve como um dos principais pontos de discussão o tema “Alargar a tenda”, que propõe uma reflexão sobre uma Igreja aberta ao acolhimento e ao encontro com todas as pessoas.
Durante as atividades, os participantes refletiram sobre a missão da Igreja de permanecer firme em sua tradição, mas também estar em constante movimento, indo ao encontro das pessoas e acompanhando as transformações da sociedade.
Um dos destaques foi a importância de reconhecer o ambiente digital como um novo espaço de evangelização. A reflexão apontou que a atuação pastoral não deve se limitar aos espaços físicos, mas considerar também a presença da Igreja no universo digital, onde as pessoas se relacionam, compartilham experiências e constroem conexões.
A proposta é pensar em como a Diocese pode fortalecer sua presença nesses dois ambientes, compreendendo que o espaço físico e o digital estão cada vez mais interligados e representam oportunidades para ampliar a missão evangelizadora.
O encontro também proporcionou momentos de conversa, partilha e oração entre os representantes das paróquias e comunidades participantes.
A Assembleia segue com novas reflexões e atividades, buscando fortalecer uma Igreja viva, missionária e presente em todos os lugares. A Diocese também convida os fiéis que não estão participando presencialmente a acompanharem a programação e a se unirem ao encontro por meio da oração.
Fotos: Laiza Maia | Pascom Diocesana
























