A 61ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB acontece de 10 a 19 de abril. Tem como temática principal a realidade da Igreja no país e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Reúne os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, eméritos, auxiliares e coadjutores, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Atualmente, a Igreja no Brasil tem 279 circunscrições, 486 bispos, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese e 168 são eméritos. Neste evento, marca presença o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.
Os membros da presidência da CNBB são: dom Jaime Spengler (presidente), dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral).
Pauta da 61ª Assembleia
O evento inaugura-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, quarta-feira, 10 de abril, às 7h, com a Missa presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. Neste dia, os bispos fazem o retiro espiritual, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora é o tema central da Assembleia.
Outros quatro temas prioritários são abordados: o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025, o Relatório da Presidência e a Juventude.
A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.
Com informações do Site Paulinas

