24 anos do programa de rádio apresentado pelo Padre Heriberto

24 anos do programa de rádio apresentado pelo Padre Heriberto

Padre Herbert Heinrich Matthias Douteil, C.S.Sp., popularmente conhecido como Padre Heriberto. No dia 01 de maio de 2024, comemorou 24 anos apresentando o seu programa “Maria, nossa Mãe” na Rádio Verdes Florestas 95.7fm. São 24 anos de dedicação incansável e compromisso com o trabalho de comunicação, 24 anos de visitas diárias nos lares que escutam o programa.

Padre Heriberto realizou muitas desobrigas na diocese, enfrentava os rios, estradas, aos lugares mais remotos, nada impedia seu trabalho de evangelização. Mas no ano 2000 sofreu um perigoso acidente de quadriciclo, em que capotou e por muito pouco escapou com vida. Em seu blog pessoal padre Heriberto fala sobre este acidente, com suas palavras: “Me vi encostado na parede como um monte miserável. Uma senhora distinta perguntou se poderia me trazer água – aceitei a sugestão e começamos a conversar. Ela se apresentou como diretora administrativa de uma estação de rádio (Rádio Verdes Florestas) e de repente perguntou se eu gostaria de criar um programa religioso para o qual ela havia procurado em vão um funcionário. Foi muito difícil para todos porque exigiu um esforço diário. Este argumento aplicava-se a mim, e por isso concordei imediatamente e pedi apenas um pouco de preparação. Dia 01 de Maio era o dia da minha consagração, mês dedicado à Mãe de Deus e também a festa de São José, um começo melhor que eu não poderia desejar.”

No início o programa tinha o nome “Ave Maria”, atualmente com o nome “Maria, nossa Mãe”, passando de domingo a domingo pontualmente às 05h30 da manhã. Com evangelho e santo do dia, reflexões, explicação do catecismo, uma benção para o dia, e sempre finaliza com o mistério do terço. “Eu só posso fazer o possível para fazer um programa bem gravado, nem sempre consigo devido minha voz que as vezes não está boa, mas espero a misericórdia de Deus, espero a misericórdia dos ouvintes… que esse programa seja a força para a nossa fé”, comenta o padre Heriberto sobre os 24 anos do programa.

Apesar de suas fragilidades pela idade, ele continua com as gravações do programa, como ele mesmo fala “estou gravando para o futuro também”. O dia 01 de maio foi muito especial para nosso querido padre, pois, também comemorou 63 anos de ordenação sacerdotal.

A Radio Verdes Florestas se orgulha com o seu trabalho, sua habilidade e perseverança tem sido inspiração para toda equipe que trabalha na rádio. Ele não apenas informou, mas também transformou vidas.

Sistema Diocesano de Comunicação