Ouça a Rádio Verdes Florestas

/
/
Nossa Senhora das Dores – Ipixuna (AM)

Nossa Senhora das Dores – Ipixuna (AM)

Ano de Criação:

Meados de 1958

Telefone:

---

E-mail:

Atendimento:

Horário de funcionamento da Secretária da Paróquia

Segunda-feira das 07h30min às 11h
Terça a Sexta-feira das 07h30min às 11h – 14h às 17h
Sábado das 07h30min às 11h

Atividades na Paróquia (Igreja Matriz)

  • Atendimento de Confissão:
    Quinta-feira das 08h30min às 11h
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento:
    Quinta-feira das 08h às 17h
  • Grupo de Oração “Abraço do Pai”:
    Quinta-feiras às 19h30min
  • Terço dos Homens:
    Segunda-feira às 19h
  • Grupo de Jovens:
    Sexta-feira às 19h
  • Infância Missionária:
    Sábado
    Turma de 09 anos às 08h
    Turma de 05 a 08 anos às 09h
  • Terço Mães que Oram pelos Filhos:
    Quarta-feira às 19h – na Igreja Sagrado Coração de Jesus

 

Comunidades da Paróquia

Urbanas
Sagrado Coração de Jesus,
São José Operário,
São Pedro,
Santa Clara,

Rurais
Santa Luzia,
Nossa Senhora Aparecida,
São José Esposo de Maria,
Santo Antônio,
Santa Catarina,
Nossa Senhora de Guadalupe.

Endereço:

Av. Morcy Barroso, Centro, Ipixuna/AM - 699890-000

História da Paróquia:

Paróquia Nossa Senhora das Dores, atualmente com 10 comunidades, sendo 4 na área urbana e 6 na área rural e a igreja matriz na área urbana.

Em 1958 chegou ao conhecimento da prelazia do Alto Juruá em Cruzeiro do Sul (AC), o desejo de um sacerdote para Ipixuna (AM). Na certeza que seriam atendidos a população ficou na espera, mas sempre em oração e na esperança da resposta de Deus. Nesse período de espera o Senhor Édson Herculano Lima (prefeito de Ipixuna na época), ergueu uma capelinha de São Francisco e ali rezavam, festejavam com a celebração das novenas, pois era um devoto fervoroso de São Francisco.

Em fevereiro de 1961, chegou na cidade de Ipixuna (AM) o Pe. Agostinho, um alemão destemido, um grande profeta recebido por um povo ansioso que tanto o esperava. Logo após sua vinda, chega também para lhe auxiliar o Pe. Teodoro também alemão. O município recém-fundado, sua sede já com numerosas famílias esperançosos por dias melhores.

Intensa e desbravada missão se iniciava na pequena vila, junto de um povo acolhedor que não media esforços para ajudar aos tão esperados padres. A prioridade seria logo a construção de uma igreja. Para iniciar os trabalhos, era preciso uma mão de obra e logo veio para administrar o serviço – o Irmão Shem. Depois veio para auxiliar na construção da igreja e no serviço missionário veio também da Alemanha o Irmão Leão que, com formação e experiência prosseguiram as obras. Graças à ajuda vinda da Alemanha e a contribuição de todos, homens, mulheres e crianças, que se colocaram à disposição, dentro de suas possibilidades, a Casa de Deus finalmente foi concluída, por volta de 1965.

O calendário litúrgico paroquial conta com: A Padroeira Nossa Senhora das Dores e copadroeiro São Francisco de Assis. A devoção aos santos padroeiros é uma das mais fortes demonstrações de fé de um povo que se sente protegido pelo seu intercessor ou intercessora.

A festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, é uma devoção fervorosa à Maria mãe de Jesus e também nossa mãe. Esta prática de fé cada ano cresce, por crermos na divindade de Nossa Senhora, as graças alcançadas e a alegria de sentirmos cheios de amor e das bênçãos, por intercessão da mãe de Deus. Esta festa é celebrada no dia 15 de setembro. Uma grande devoção das sete dores de Maria, para venerá-la e em memória à paixão de seu Filho pela salvação do mundo.

A devoção a São Francisco o Copadroeiro é ainda mais forte, mais fervorosa por milhares de fiéis que se encantam com o seu amor a Cristo e pelas graças concedidas. Antes da fundação da Paróquia, ele já era venerado pelo povo de Ipixuna. Prevalece até hoje essa devoção a São Francisco, a vivência e o carisma deixado pelo Santo: amor, alegria, paz, doação, penitência, a oração. Ele é o modelo que continua vivo entre o povo de Ipixuna e continuará no mundo inteiro por mais e mais milênios. Sua festa é celebrada em 04 de outubro.

Clero

Pároco na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Ipixuna (AM)

Horários de Missas

Domingo
Missa
07h30min
Matriz Nossa Senhora das Dores
Domingo
Missa
19h30min
Matriz Nossa Senhora das Dores
Terça-feira
Missa
19h30min
Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro | Matriz Nossa Senhora das Dores