Festa da Padroeira

Carta

Caríssimos Irmãos e irmãs, é com muita alegria que anunciamos o Novenário em honra de Nossa Senhora da Glória deste ano de 2024. Com base no Ano Diocesano da Família, expressamos a nossa devoção a nossa Mãe da Glória, anunciando um ano de graça e de estreita veneração à Mãe de Jesus e Nossa Mãe. Inspirados nos textos do Evangelho de São Mateus 12,46-50 e São Marcos 3, 31-35, o Novenário deste ano tem como tema: “Maria, ensina-nos a ser família de Deus”.

Esse apelo ressoa com uma profunda aspiração espiritual e um anseio por orientação divina na jornada familiar. Vamos explorar o significado e a relevância dessa invocação inspiradora. Ao fazermos tal pedido, reconhecemos a importância de aprender com ela que nos precedeu e personificou os ideais mais elevados de humanidade.

Pedir a Maria para nos ensinar a ser família de Deus é, essencialmente, uma busca por orientação espiritual e um compromisso de viver nossas vidas conforme os preceitos divinos. Num mundo onde os valores familiares muitas vezes são desafiados e os laços entre as pessoas parecem cada vez mais frágeis, buscar orientação divina através da Nossa Mãe da Glória é uma fonte de esperança e consolo para todos nós.

À medida que nos esforçamos para viver de acordo com os princípios de Deus, buscamos construir lares onde o amor, o perdão, a compaixão e a equidade reinem supremos. Reconhecemos que nossa família são presentes de Deus, e nosso desejo é honrar esse presente vivendo em unidade e harmonia. Pedir a Maria para nos guiar na nossa jornada diária é um testemunho da nossa fé e da nossa determinação para seguir os passos de Cristo na nossa essência familiar.

O Novenário deste ano, além da riqueza de fé e da unidade inseridas em nós pela sua dimensão religiosa, terá muitas novidades: iniciá-lo-emos no dia 05 de agosto com a Procissão Fluvial dos Navegantes, evento que estamos organizando em parceria com a Marinha do Brasil e outras instituições. Além disso, ocorrerá, no dia 10 de agosto, a “Caminhada da Juventude com Maria”. Já, no dia 11 de agosto, acontecerá a Procissão com as crianças. No dia 15 de agosto, pela manhã, haverá a missa com os enfermos e idosos, ocasião em que será feita a unção de todos os doentes e idosos. Durante todos os dias do nosso novenário, a programação religiosa começará às 15h, com adoração ao Santíssimo, oração do santo terço” e confissões até a hora da Santa Missa. Não esqueçamos que teremos missa todos os dias às 06h da manhã e às 7h30min da noite.

Em relação à parte cultural, teremos apresentação todos os dias pelas bandas musicais católicas e outras locais. Haverá também o leilão na famosa barraca do padre. No dia 15 de agosto, realizaremos a nossa grandiosa procissão que, além de evento religioso, é também um evento cultural. Logo após, encerraremos o nosso novenário com um show do Padre Joãozinho.

No que tange à dimensão social do novenário deste ano, estamos acertando uma ação, como arrecadação de material de limpeza e higiene, cestas básicas, roupas, calcados entre outros itens, a fim de serem distribuídos para os moradores de rua e pessoas carentes. Contamos com a colaboração de todos.

Esse novenário será sem dúvidas momento de encontro com Deus, com Nossa mãe Maria e com os nossos irmãos. Dessa maneira, contamos com a colaboração de entidades civis, religiosas, forças armadas, forças de segurança e de todos os devotos e devotas de Nossa Senhora da Glória.

Deus abençoe todos!

Pe. Francisco Mello