Sebastião de Magalhães Viana Junior (Pe.)

Sebastião de Magalhães Viana Junior (Pe.)

Paróquia:

Data de nascimento:

20/07/1989

Cidade Natal:

Livramento de Nossa Senhora (BA)

Ordenação:

06/05/2016

Ordenante:

Dom Eduardo Pinheiro da Silva

Função:

Vigário na Paróquia São Francisco de Assis - Mâncio Lima (AC) | Pertence a Diocese de Jaboticabal (SP) Projeto Igrejas Irmãs

História do Padre:

Sebastião de Magalhães Viana Junior, nasceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora (BA) no dia 20 de julho de 1989, filho de Sebastião de Magalhães Viana e Isabel Louzada Viana, é o último de 3 irmãos. Cresceu em Caraíbas, distrito de Paramirim (BA) e Ibitiuva, distrito de Pitangueiras (SP).

Foi batizado na Igreja Capela de Canabravinha (BA) na cidade de Paramirim (BA) no dia 02 de fevereiro de 1990. Fez a 1ª Eucaristia na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Ibitiuva (SP). Foi crismado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Ibitiuva (SP) por Dom Antonio Fernando Brochini.

Escolaridade:
Cursou o ensino fundamental é médio na escola Estadual “Domingos Paro” na cidade de Ibitiuva (SP). Faculdade de Filosofia na instituição “Dom Felício” na cidade de Brodowski (SP) entre os anos 2008 a 2010. O tema do seu TCC foi: Cogito ergo Deus est: A questão de Deus nas Meditações Cartesianas. Cursou Teologia na instituição “Dom Miele” na cidade de Brodowski (SP)  entre os anos 2011 a 2014. O tema do seu TCC foi: Proposta de uma leitura ecológica do relato sacerdotal da Criação (Gn 1,1–2,4°. E  na instituição “FAVI” (Faculdade Vicentina) na cidade de Curitiba (PR) em 2017, fez a convalidação da Teologia perante o MEC.

Formação Presbiteral:
No ano de 2007 realizou o Curso Propedêutico “Beato Antonio de Sant’Anna Galvão” (ano em que foi canonizado pelo Papa Bento XVI)  na cidade de Monte Alto (SP). Em 2008 ingressou no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Carmo” na cidade de Jaboticabal (SP).

Foi instituído no Ministério de Leitor na igreja Catedral Nossa Senhora do Carmo na cidade de Jaboticabal (SP)  no dia 17 de agosto de 2013 (I Vésperas da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Brasil, naquele ano) por Dom Antonio Fernando Brochini.

No dia 17 de agosto de 2014 (Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Brasil, naquele ano), foi instituído no Ministério de Acólito na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida na cidade de, Dom Antonio Fernando Brochini.

Durante o ano 2015 realizou o Ano pastoral na Paróquia São Mateus na cidade de Guariba (SP). Foi admitido às ordens sacras na igreja Santa Terezinha do Menino Jesus (Paróquia São João Batista) na cidade de Bebedouro (SP)  no dia 15 de outubro de 2015 por Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Recebeu a Ordenação Diaconal na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Jaboticabal (SP)  no dia 04 de dezembro de 2015 por imposição das mãos e oração consecratória de Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Recebeu a Ordenação Presbiteral na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Bebedouro (SP) no dia 06 de maio de 2016 por imposição das mãos e oração consecratória de Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Experiências Ministeriais:

2011 – 2016: Realidade Eclesial: Ainda seminarista, colaborador na assessoria dos Ministérios Extraordinários da Sagrada Comunhão, Palavra e Exéquias;

2016: Diácono Cooperador e Vigário Paroquial, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Monte Alto (SP);

2016 – 2019: Realidade eclesial: Ainda diácono, assessor dos Ministérios Extraordinários da Sagrada Comunhão, Palavra e Exéquias;

2017 – 2019: Realidade eclesial: Equipe de subsídios;

2017 – 2019: Realidade eclesial: Membro do SAV Diocesano;

2017 – 2023: Pároco na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Montesina Cidade, em Aparecida de Monte Alto (SP).

Responsabilidades em Nível Diocesano:

2015 – 2018: Professor de Introdução à Litrugia no Curso Propedêutico;

2017 – 2019: Professor de Noções Básicas da Língua Latina no Curso Propedêutico;

2017 – 2019: Formador do Curso Propedêutico, membro do Conselho de Formadores, membro da Equipe de Formação dos Discípulos Missionários.

Atualmente, exerce os seguintes encargos:

– Vigário Paroquial Paróquia São Francisco de Assis da cidade de Mâncio Lima – AC (Projeto Missionário Igrejas Irmãs Jaboticabal SP e Cruzeiro do Sul – AC);

– Professor de Noções Básicas da Língua Latina no Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney – Diocese de Cruzeiro do Sul;

– Orientador Espiritual no Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney – Diocese de Cruzeiro do Sul.