Notícias da diocese › 20/01/2020

São Sebastião Festejada na Diocese de Cruzeiro do Sul

Deus, em sua infinita bondade, quis reunir junto de si um exército de santos – Apóstolos, mártires e confessores, virgens e Doutores – e, como Pai amoroso, quis oferecer aqui na terra o auxílio dos irmãos que já estão no céu. Sendo assim, durante o ano, a Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia para homenagear alguns santos, convidando os seus fiéis a celebrar o exemplo de vida dos santos e o fato de eles já estarem diante da glória de Deus.
Neste mês de Janeiro nossa Diocese de Cruzeiro do Sul – Acre e Amazonas – tem a alegria de festejar com seus fiéis o santo mártir, São Sebastião. Nossas comunidades, em especial, a comunidade São Sebastião no município de Mâncio Lima – Paróquia São Francisco; São Sebastião no município de Cruzeiro do Sul, paróquia Nossa Senhora da Glória; e os municípios de Thaumaturgo – pertencente à paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Porto Valter e Jordão pertencente à paróquia São José do município de Tarauacá. Através da festa de São Sebastião, vivenciam o fortalecimento da fé e da unidade cristã na vida dessas comunidades, onde os fiéis aproveitam para receberem os sacramentos do Batismo, Confissão, Matrimônio e Eucaristia. E, inspirados na vida de São Sebastião, buscam a santidade, assemelhando-se ao objetivo do padroeiro, que aspirava ao martírio, para tornar-se santo assim como nosso Deus é Santo.

Um pouco da história

Nascido do século III em Narbonne; os pais eram de Milão, na Itália. Entrou para o serviço no Império como soldado, tornando-se capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem. Nesse tempo, no Império Romano, governado pelo imperador Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos e aqueles que confessassem a fé em Jesus Cristo eram condenados à morte. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja, consolador dos cristãos que eram presos, recebendo o título de apóstolo dos confessores ou apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. Ao ser denunciado, o imperador, mandou prendê-lo num tronco e ser flechado, porém sobreviveu e, ao recobrar sua saúde, apresentou-se novamente ao imperador para confessar a sua fé, por isso, foi novamente preso e no ano de 288 foi duramente martirizado.
São Sebastião não se curvou diante da condenação do Imperador, mas continuou firme e perseverante, dando testemunho de sua fé, o cristão tendo São Sebastião como exemplo, também não desanima diante dos problemas e dificuldades de dia a dia, mas está sempre se levantando e recomeçando a sua caminhada.

São Sebastião, rogai por nós!

Programação do dia de São Sebastião

• Mâncio Lima: Santa Missa e procissão às 19h presidida pelo Bispo Dom Flávio Giovenale.
  • Cruzeiro do Sul: Santa Missa e procissão às 18h presidida pelo Padre Francisco Nepomuceno.
  • Taumaturgo: Procissão e Santa Missa às 18h30 presidida pelo Padre Orlando.
  • Jordão: Procissão e Santa Missa às 17h30 presidida pelo Padre Sylvester.

Por Ananias da Silva Araújo Neto

* campos obrigatórios.