Notícias da diocese › 17/05/2020

Primeira Reunião online da Coordenação da Pastoral da Criança da Diocese de Cruzeiro do Sul

A Pastoral da Criança da Diocese de Cruzeiro do Sul fez, ontem, sua primeira reunião on line. Através do aplicativo Google Meet, pudemos nos conectar com os coordenadores das paróquias de Guajará, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Rosário. Estava presente, também, online, nossa coordenadora estadual, direto de Rio Branco. Os demais coordenadores, infelizmente, não conseguiram entrar na videoconferência por problemas correntes no sistema de internet da região. Nessa reunião, foram tratados os seguintes assuntos: espiritualidade nos dias de hoje, aplicativo de visita domiciliar da pastoral da criança e prestação de contas.

Sobre a espiritualidade, incentivamos que neste momento de recolhimento pudéssemos estar trabalhando nossa espiritualidade através de leituras bíblicas, oração do terço, novena em família, etc.. Os coordenadores estejam enviando, diariamente, mensagens de incentivo e subsídios bíblicos para as lideranças, a fim de que os mesmos não se sintam sozinhos nestes dias de dificuldades para todos. Motivando-os para que possamos superar este momento de uma forma tranquila e, quando tudo voltar ao normal, possamos estar em sintonia com eles e mais fortalecidos para continuar os trabalhos.

Um depoimento que tivemos foi de Rodrigues Alves e a coordenadora nos falou que uma de suas lideranças ligou para ela pedindo oração, pois estava no hospital com uma crise de ansiedade. Então, ela conversou bastante com a mesma e, atualmente, tenta manter o contato por telefone para fazê-la sentir-se melhor. Assim, percebemos a necessidade de estarmos atento ao nosso próximo e às nossas lideranças, pois muitos necessitam de palavras de ânimo no seu dia a dia.

Com relação ao aplicativo, na visita domiciliar, orientamos a importância de estarem acessando o referido instrumento para obter as informações que chegam da Coordenação Nacional, bem como as capacitações sobre a COVID-19, a utilização de brinquedos, brincadeiras e alimentação, procedimentos muito importantes e bem didáticos para serem feitos. Todos podem acessar, até mesmo quem não é da pastoral da criança.

Sobre as prestações de contas, orientamos como devem ser os procedimentos neste momento em que não estamos realizando as celebrações da vida e todos entenderam as sugestões repassadas.

Nossa reunião foi muito proveitosa e elogiada por seus participantes, pois foi um momento em que pudemos nos rever e conversarmos sobre as providências que estamos tomando nas atividades da pastoral da criança. Combinamos de realizar outra reunião daqui a quinze dias e esperamos que os demais que não puderam participar do encontro anterior possam estar presentes no próximo.

* campos obrigatórios.