Notícias da diocese › 17/03/2018

FAZENDA ESPERANÇA FEMININA MARIA MADALENA EM CRUZEIRO DO SUL

A necessidade urgente, frente à nossa realidade, em implantar uma Fazenda da Esperança Feminina em Cruzeiro do Sul, motivou em março de 2017 o Padre Heriberto Douteil convidar o Padre Vinícius, responsável pela fazenda esperança de Manaus, a fazer-nos uma visita.

A partir daí, foram dados os primeiros passos para implantação da fazenda da esperança feminina em nossa cidade, voltada para recuperação de mulheres dependentes de droga e álcool. Após pouco mais de 1 mês, em 20 de abril de 2017, durante a assembleia geral dos Espiritanos em cruzeiro do sul, foi discutido e aprovado unanimemente, que sua sede seria então no seminário menor Espiritano.

Estabelecido o local, 4 meses depois o Frei Hans Stapel, o Padre Vinícius e o Sr Nelson vieram conhecer de perto as futuras instalações e definir algumas reformas necessárias para atender os critérios básicos de exigência da sede em Guaratingueta – Sp.  Nesta mesma ocasião o Frei Hans Stapel comprometeu-se, após as devidas reformas bem como a constituição jurídica da nova filial, encaminhar um grupo de missionárias para acompanhar as internas que ali ficarão. Estabeleceu-se ainda que dentro de 2 ou 3 anos fosse arquitetada a construção de uma nova sede mais distante da cidade, ficando a sede inicial voltada para a seleção, adaptação e observação das internas e seus reais interesses em liberta-se dos vícios.

Em setembro de 2017, foram iniciadas as reformas e adaptações na casa e entorno do terreno, a fim de garantir a segurança das internas e criar espaços e acomodações para realização de atividades ocupacionais.

No dia 16 de janeiro de 2018, em reunião extraordinária entre Padre Heriberto e as “Mulheres Da Galiléia” (grupo de voluntárias dispostas a doar seu tempo na arrecadação de objetos e materiais para a fazenda, e também no ensino de funções e atividades às internas afim de auxiliar a subsistência e funcionamento da Fazenda Esperança Feminina), foi formada a diretoria local composta pelo presidente: Padre Heriberto; vice presidente: Sra Beatriz Cameli; secretária: Sra Clea Melo e tesoureira: Sra Sulamita Oliveira.

Logo depois, em 18 de janeiro de 2018, chega o contrato de comodato, devidamente assinado pelo Padre Inácio Sangueve (representante dos Espiritanos em cruzeiro do Sul) e pela direção geral da sede “obra social nossa senhora da glória Fazenda Da Esperança”.

Em 14 de fevereiro deste ano, foi recebida a ata de abertura da unidade de Cruzeiro do Sul , enviada de Guaratinguetá

Finalmente após 1 ano de muita expectativa e trabalho, recebemos dia 14 do corrente as nossas queridas missionárias que irão acompanhar as futuras internas da Fazenda Da Esperança Feminina.

Aguardamos ansiosos a inauguração oficial dia 01 de abril de 2018 da Fazenda da Esperança Feminina Maria Madalena em Cruzeiro do Sul – AC, com uma missa solene, celebrada pelo Padre Heriberto Douteil; e a benção da casa pelo Bispo Diocesano Dom Mosé João Pontelo.

Muito obrigada

* campos obrigatórios.