Notícias da diocese › 05/07/2017

Comunidade dos Padres Espiritanos comemora o centenário dos religiosos no Vale do Juruá

noticia 1No dia 23 de abril de 2017 a Congregação do Espírito Santo celebrou uma Missa em ação de graça pelos 100 anos de presença em Cruzeiro do Sul, Acre. A Congregação do Espírito Santo, chegou na Região do Alto Juruá, através dos espiritanos alemães em 1917. Passando a acompanhar e colaborar com o desenvolvimento dos povos aqui existentes: seringueiros, indígenas, agricultores, ribeirinhos; trabalhando também em educação, na construção das cidades, cuidado das crianças órfãs (orfanatos) dos hansenianos (leprosário), da terceira idade, criando ambientes de verdadeira recuperação da pessoa humana e sua dignidade. Foi desenvolvido um bonito trabalho na formação dos leigos, formação das primeiras comunidades eclesiais de base, paróquias, prelazia e consequentemente o que hoje é a Diocese. Os espiritanos foram responsáveis pelas primeiras farmácias populares nesta região. Investiram também nos projetos de agricultura e acompanharam de perto os assentamentos. Entre outras atividades, criaram as primeiras escolas técnicas, profissionalizantes, como por exemplo, construção de barco, horticultura, olaria, mecânica.

Tudo isto faz parte da missão dos espiritanos nesta Região. Apesar do cuidado com social, não se furtaram em zelar pelas vocações espiritanas e muito colaboraram com a formação sustentabilidade do clero diocesano.

* campos obrigatórios.