Notícias da diocese › 27/02/2020

Carnaval com Cristo

Considerado desregrado desde os tempos antigos, o carnaval é visto, por muitos, como desvirtualização dos valores e da moral. Mas também pode ser considerado como ressignificação da verdade e da vontade de reassumir com seriedade a vida e voltar de todo coração a Deus. Para isso, “a Igreja procurou dar uma nova mentalidade a estas festas, expurgando toda mitologia e superstição, bem como a orgia, que muitas vezes predominava”, diz o cônego José Geraldo (cf. cleofaz.com/carnaval). Esta tradicional festa popular está ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a estação litúrgica da Quaresma. A palavra é originária do latim Carnis levale, que quer dizer “retirar a carne”, cujo sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e aos controles dos prazeres mundanos.

Percebendo assim, que o grande problema das festas de carnaval de hoje não está no anseio das pessoas pela alegria e encontro com Deus, mas nos excessos e na permissividade que praticam, a Igreja Católica realiza eventos nessa época com a proposta de oferecer momentos de alegria em um carnaval “diferente”. Em mais uma de suas edições, com muita música, oração, adoração e diversão, a Renovação Carismática Católica (RCC), da cidade de Cruzeiro Sul realizou entre os dias 21 a 25 de fevereiro na escola Professor Flodoardo Cabral, no Bairro da Escola Técnica, o Rebanhão de Carnaval 2020 com o tema “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2). O evento é tradicional em nossa cidade e tem o objetivo de evangelizar os adolescentes, jovens, adultos, famílias em geral, nesta época do ano que é conhecida por muita festa.  Para as crianças houve uma programação específica, o “Rebanhãozinho”, nas mesmas datas, em uma programação recheada de brincadeiras, diversão e evangelização a partir de uma linguagem própria para o público infantil.

Foto: Rebanhão de Cruzeiro do Sul - Mazinho Rogério/G1

Outro movimento católico que celebra o Carnaval com Cristo é o Renascer. Este evento promovido pela Comunidade Católica Shalom no mundo inteiro, teve como tema “Buscai as coisas do Alto.” O retiro de Carnaval aconteceu na escola Tancredo Neves na data de 22 a 25 de Fevereiro. Iniciado com a missa de abertura no sábado com a ilustre presença do Padre Jonas Xavier, missionário da Comunidade Católica Shalom, que veio diretamente de Fortaleza, Ceará. Durante o evento tiveram apresentação de Esquetes e Espetáculos como ‘O canto das irias’, teve também Seminário de Vida no Espírito Santo, Cursos, pregação sobre o tema do Renascer. Teve ainda missas e adorações todos os dias, além de acompanhamentos e o sacramento da confissão durante os 4 dias de retiro. E para animar mais ainda os participantes houve show do Ministério Vale Sagrado e uma a noite de pizza com som ao vivo. Para as crianças houve o Renascer Kids com dinâmicas e muita evangelização. Este Evento Católico tem como objetivo promover nas pessoas a “participação de uma experiência nova, de uma experiência diferente, de uma alegria que não passa, mas que enche o coração e nos faz viver, amar e servir” aponta Gleisson Marques, Vocacionado da Comunidade Shalom e coordenador da Equipe de Liturgia do evento.

Renascer 2020
Imagens Arquivos Renascer 2020
Renascer 2020
Foto: Arquivos Renascer 2020

Esses Eventos de Retiros são um convite para um encontro especial com Deus, repleto de alegria, música e oração. E em tempos de festas, palavras não são capazes de definir o sentimento de felicidade que vem de Deus, mas vivenciá-la supera todas as definições. O Carnaval é o tempo que a Igreja nos deu para celebrarmos o dom da alegria de forma virtuosa, encontrando toda a graça de sermos seres humanos por meio das coisas boas que trazem sabor à vida.

Por: Noêmia Mattos

* campos obrigatórios.