Notícias da diocese › 26/02/2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Por Irlene Bandeira, articuladora CF2018 na diocese de Cruzeiro do Sul

A Equipe diocesana de Campanha da Fraternidade propõe um novo formato para a formação da CF 2018. A Campanha da Fraternidade realizada anualmente pela Igreja Católica, aprofundará a reflexão e discussão de um tema importante e um dos mais sérios desafios que o Brasil e a população em geral enfrenta neste momento.

Tema: Fraternidade e superação da Violência.

Lema: “Vós sois todos irmãos”.

A equipe Diocesana este ano trabalhou a formação em dois momentos, dividindo a diocese em 2 polos: Polo 1- Cruzeiro do Sul e Polo 2- Feijó.

Polo 1- Cruzeiro do Sul

O primeiro repasse foi realizado em CZS nos dias 08 e 09 de dezembro de 2017 no Centro Diocesano de Treinamento. Com representantes das paroquias mais próximas: São Francisco de Mâncio Lima, São Francisco de Guajará, Rosário, Glória e Aparecida de Cruzeiro do Sul, São José de Rodrigues Alves e Ipixuna, Amazonas. Vivenciamos três momentos durante a formação: Ver, Julgar e Agir. A Delegada Carla Brito Trabalhou o VER, Pe. Jardesson Carvalho – Julgar, Irmã Cristiane que veio do Regional para Assessorar a Equipe Diocesana trabalhou o Agir.

Polo 2- Feijó

Segundo momento a equipe diocesana realizou no 06 de Janeiro de 2018 em Feijó, no salão paroquial e contemplou as paróquias de Feijó, Tarauacá, Jordão (área missionária) e Envira.

Os Palestrantes: Ver – Delegada Carla Brito, Julgar – André do CIMI, Agir: Francisco – Seminarista.

Repasse nas paróquias

Todas as paróquias tiveram a oportunidade de receber os repasses para colocar em prática junto às suas comunidades. Tanto para a Igreja como para as diversas instituições públicas e organizações não governamentais, este é um momento mais do que oportuno de discussão sobre nosso país. A começar pelas comunidades de base, onde de fato o povo vive, sofre e esperneia ante o caos dos serviços públicos, como saúde, segurança pública, saneamento básico e educação, dentre outros.

Início Oficial das Atividades

É no período quaresmal que a CF inicia oficialmente suas atividades, porém, suas ações devem ser trabalhadas durante todo o ano, e para alguns casos, quem sabe, durar por vários. Neste ano, como fruto da formação diocesana junto as paróquias, surgiu a ideia da caminhada pela Paz, realizada no dia 01/01/2018 a nível de Diocese.

A caminhada pela paz

A caminhada pela paz reuniu pelo menos 1,5 mil pessoas em Cruzeiro do Sul, na segunda-feira 1 de Janeiro 2018. O evento começou às 17:30h, com um trajeto de ao menos 2 km. Com faixas, cartazes e bandeiras, a população pediu a paz mundial e na cidade.

A caminhada foi encerrada em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, em seguida aconteceu a missa da PAZ presidida pelo bispo da Diocese, Dom Mosé João Pontelo. As atividades foram encerradas com um Belíssimo show musical do Mistério Vale Sagrado.

A intenção dos organizadores é fazer com que o evento contra a violência se torne atividade anual da Igreja Católica, sempre no primeiro dia de cada ano, quando é comemorado o Dia da Paz Mundial.

* campos obrigatórios.