Notícias da diocese › 18/02/2020

ANIMADORES ESPIRITUAIS

Animadores Espirituais da Diocese de Cruzeiro do Sul – Acre/Amazonas

‘”Apascentem o rebanho que lhes foi confiado, cuide dele não com violência, mas com amor a maneira de Deus … com dedicação interior … não como donos que estão a seus cargo, mas como modelos do rebanho” (1 Pd 2,4). A alma do rebanho é o animador espiritual. Esta foi a verdadeira missão dos Apóstolos, que foram formando pequenas comunidades como grupos de animação à nova vida que nos trouxe Jesus.

Obedientes a Jesus Cristo, nossa diocese realizou nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro no Centro Diocesano de Treinamento Irmã Adila, o encontro com os Animadores Espirituais da Diocese de Cruzeiro do Sul. O encontro contou com a participação de integrantes das pastorais, serviços e movimentos, sendo animado pelos nossos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney. O encontro foi coordenação pelo nosso bispo Dom Flávio e Padre Jardeson e tendo como secretária Dona Edna.

O encontro teve como objetivos: aprofundar a identidade e missão do animador espiritual, acolher a palavra de Deus como fundamento da vida cristã e propor a continuidade das atividades atuais para criar pequenas comunidades de fé missionárias.

Padre Jardeson descreveu os animadores espirituais como “todas aquelas pessoas que nas comunidades católicas animam algum serviço espiritual; são os membros da Legião de Maria, o terço dos homens, o movimento Mariano Chama de Amor do Imaculado coração de Maria, o Apostolado da oração, as oficinas de oração e vida, as novenas do Perpétuo Socorro, as pessoas que se reúnem para rezar em família a novena da Campanha da Fraternidade e a novena de Natal. Enfim, uma infinidade de pessoas que realiza qualquer serviço semelhante a este. Temos uma diversidade destes movimentos na igreja. Este encontro objetiva fortalecer e animar sua atuação na comunidade como missionários e missionárias que evangelizam através das devoções e da Palavra de Deus. Esse nome de Animadores Espirituais foi pensando para englobar todo o conjunto de pessoas que exerce esse serviço de cunho espiritual na Igreja. O intuito será de que no futuro, sem perder suas particularidades, eles formem também os círculos bíblicos. Para que espalhem a reflexão bíblica, seja nas casas, seja em grupos de pessoas que têm afinidade entre si, como, por exemplo, profissionais que podem se reunir em determinados horários e dias bem particulares, como policiais, enfermeiros, etc.”

No mesmo encontro também foi concedida a benção de envio aos novos coordenadores Paroquiais da Pastoral da Comunicação – PASCOM das paróquias: Nossa Senhora da Glória, nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Aparecida de Cruzeiro do Sul, Paróquia São José e Santa Luzia de Rodrigues Alves, Paróquia São Francisco de Guajará e São Francisco de Mãncio Lima pelo nosso Bispo Dom Flávio.

Por: Ananias Neto e Thalia Adrienne

* campos obrigatórios.